O Jogador


Antonio Jorge Cecílio Sobrinho, ou, como é conhecido, Toninho Cecílio, nasceu no dia 27 de maio de 1967, na cidade de Avaré (SP). Filho de Dr. Cecílio Jorge Netto, médico sanitarista (falecido), e Suhad Aurani Jorge, artista plástica, Cecílio sempre esteve ligado ao futebol desde criança. Como muitos garotos de sua idade, vivia jogando futebol na rua, clubes e equipes locais.

Promovido para o elenco profissional do Alviverde e, posteriormente, nomeado capitão da equipe, Toninho Cecílio permaneceu no Palmeiras até 1992.(...) Toninho chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira de Paulo Roberto Falcão, em 1990, e também para a Seleção Paulista, em 1987, 1990 e 1991.

Porém Toninho Cecílio só viu sua paixão pelo futebol virar realidade em 1983, quando foi levado a fazer um teste na S. E. Palmeiras pelo Sr. José Luis Melechon Dias, proprietário do time pelo qual atuava em Avaré. Na ocasião o treinador Cidinho aprovou o jovem que em 1984 já era capitão da equipe sub-17 que contava com nomes como Zetti, Veloso, Ivan, Edu Manga, Gerson Caçapa, entre outros.

Promovido para o elenco profissional do Alviverde e, posteriormente, nomeado capitão da equipe, Toninho Cecílio permaneceu no Palmeiras até 1992. Durante os nove anos que defendeu o clube do Parque Antártica, Toninho chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira de Paulo Roberto Falcão, em 1990, e também para a Seleção Paulista, em 1987, 1990 e 1991.

Neste período em que passou no Palmeiras, duas atividades extra-campo eram exercidas por Toninho. Ao mesmo tempo em que vivia o melhor momento de sua carreira com a convocação para a Seleção Brasileira, Toninho também se formava em Publicidade e Propaganda pela UNIP – SP e iniciava a sua gestão como Presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional de São Paulo, acumulando experiências importantes para suas futuras funções.

Em 1993, depois de quase uma década de sua chegada, Toninho deixa o Palmeiras e vai defender as cores do Botafogo – RJ, onde logo que chegou foi nomeado capitão. No mesmo ano, o zagueiro se transfere para o Cruzeiro – MG.

No ano seguinte, 1994, Toninho Cecílio foi negociado com o Cerezo Osaka, clube pelo qual sagrou-se Campeão Japonês. Com grande sucesso, permaneceu no clube japonês por duas temporadas e foi convocado para atuar na Seleção de Estrangeiros da J-League.

Cecílio retornou ao Brasil em 1996 contratado pelo Coritiba. Ainda defendeu as camisas do São José – SP, União São João – SP, Portuguesa Santista – SP, Etti de Jundiaí – SP, e deixou os gramados em 2001, quando atuava pelo Santo André – SP, após quase duas décadas como jogador profissional de futebol.

Clubes defendidos como atleta

palmeirasPalmeiras – de 1984 (sub-17 - Capitão) até 1992 (Capitão)

botafogo rjBotafogo (RJ) – 1993 (Capitão)

cruzeiroCruzeiro - 1993

cerezo osakaCerezo Osaka (JAP) – 1994/1995

coritibaCoritiba – 1996

sao joseSão José (SP) – 1997

uniao sao joaoUnião São João (SP) – 1997 (Capitão)

portuguesa santistaPortuguesa Santista (SP) – 1998 (Capitão)

etti jundiaiEtti Jundiaí (SP) – 1999/2000 (Capitão)

santo andreSanto André (SP) – 2001 (Capitão)

 

Convocações

selecaoConvocação para Seleção Brasileira – 1990 – Paulo Roberto Falcão

fpfConvocação para Seleção Paulista – 1987/1990/1991

j leagueConvocação para Seleção de Estrangeiros da J-League (Japão) – 1995

 

Treinadores com quem trabalhou (como atleta)

palmeirasCastilho , Waldemar Carabina , Carbone , Rubens Minelli , Ênio Andrade , Emerson Leão , Jair Pereira , Telê Santana , Dudu , Paulo César Carpegiani , Nelsinho Baptista e Otacílio Gonçalves

selecaoPaulo Roberto Falcão

botafogo rjPaulo Emílio e Carlos Alberto Torres

cruzeiroCarlos Alberto Silva

cerezo osakaPaulo Emílio

coritibaLori Sandri e Heron Ferreira

sao joseCabralzinho , Benê Ramos e Cilinho

uniao sao joaoGeninho

portuguesa santistaOrlando Lelé e Basílio

etti jundiaiWagner Benazzi , Wilson Coimbra , Cilinho e Luís Carlos Ferreira

santo andreVica e Luís Carlos Ferreira

Você está aqui: Home Biografia O Jogador