O Treinador

Toninho-Cecílio---XV---20Toninho Cecílio aposentou-se dos gramados em 2001, ao final de seu contrato com o Santo André, e logo em 2002 recebeu seu primeiro convite para ser treinador. A proposta veio do Esporte Clube Paraguaçuense, equipe que disputava a série A2 do Campeonato Paulista.

Depois aceitou interinamente treinar o Fortaleza, clube onde era dirigente, em 2005/06 e o Guaratinguetá, em 2007. Interrompeu naquele momento sua carreira de treinador para aceitar um convite para ser diretor do Palmeiras, permanecendo até 2010, quando decidiu dedicar-se exclusivamente à carreira de treinador e logo recebeu o convite do Grêmio Prudente para dirigir sua equipe profissional, que na ocasião ocupava a 10ª posição do Campeonato Paulista. Após a chegada de Cecílio, o Grêmio obteve 87,5% de aproveitamento, classificou em 3º lugar para as semifinais e terminou o Campeonato Paulista na 3ª posição, deixando para trás equipes como Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

Após a chegada de Cecílio, o Grêmio obteve 87,5% de aproveitamento, classificou em 3º lugar para as semifinais e terminou o Campeonato Paulista na 3ª posição, deixando para trás equipes como Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

Toninho Cecílio ainda dirigiu o Grêmio Prudente até a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. Seu aproveitamento à frente da equipe foi o melhor entre os treinadores do Grêmio no ano e seria o suficiente para terminar o campeonato fora do grupo dos quatro rebaixados.

Ainda em 2010, Toninho dirigiu o Vitória (BA) no Campeonato Brasileira e na Copa Sulamericana. No campeonato nacional, os 42,85% de aproveitamento obtidos por Cecílio garantiriam ao Rubro Negro Baiano a 12ª posição na classificação final e a vaga para a Sulamericana do próximo ano. Tal desempenho foi praticamente idêntico ao conquistado pelo Vitória nos anos anteriores por Vagner Mancini e Paulo César Carpegiani e foi o melhor entre todos os treinadores que dirigiram o time no ano de 2010.

O São Caetano foi o novo desafio para Toninho Cecílio, que dirigiu a equipe profissional na Série B do Brasileirão 2010 e no Campeonato Paulista de 2011. No campeonato nacional foram 15 jogos à frente do Azulão e cerca de 45% de aproveitamento dos pontos disputados.

Ainda em 2011 Cecílio assumiu o Americana Futebol Ltda e até a última rodada do Campeonato Paulista brigou pela classificação no G8. Deu sequência ao trabalho colaborando com a montagem da equipe para a disputa do Brasileirão Série B. Com orçamento inferior a equipes como Vitória, Náutico, Sport, Portuguesa, Criciúma, Ponte Preta, entre outros, o clube chegou à última rodada com chances de classificação para a Série A, tendo se mantido no G4 em vários momentos da competição.

Contratado em 2011 para dirigir o Avaí durante o Campeonato Brasileiro da Série A, Cecílio foi o treinador com melhor aproveitamento pelo clube naquele ano. Além disso, durante o período que dirigiu a equipe, o Avaí foi uma das quatro equipes que mais fizeram gols no Campeonato Brasileiro.

No segundo semestre de 2012, Toninho foi contratado pelo Paraná Clube, assumiu o time que estava próximo da zona de rebaixamento e o levou à 10ª colocação. Em 2013, promoveu 15 jogadores das categorias de base.

Pelo Comercial, Toninho Cecílio quebrou um tabu que durava mais de dois anos. A equipe de Ribeirão Preto não vencia fora de Ribeirão Preto há 35 jogos.

Com o treinador no comando, o XV de Piracicaba venceu 4 dos 9 jogos disputados na 1ª fase do campeonato, empatou outros 3 e foi derrotado em 2 oportunidades, um aproveitamento de 55,55%, superior ao do sextao colocado na classificação geral (53,3%); A equipe terminou a primeira fase do campeonato na 13ª posição na classificação geral e se classificou para as quartas de final do Paulistão com a segunda melhor campanha de seu grupo;

Há 25 anos o XV de Piracicaba não se classificava para as fases decisivas do Campeonato Paulista.

Em 2016, à frente do Santo André, Toninho conquistou o Campeonato Paulista da Série A2, em 2016, garantido a vaga na elite do Estadual de 2017. O treinador deixou o comando do Ramalhão em fevereiro do ano seguinte. 

 

Currículo como Treinador

 paraguacuense

Paraguaçuense - Campeonato Paulista Série A2 de 2002

 fortaleza

Fortaleza Esporte Clube (interinamente) 2005-2006

 guaratingueta

Guaratinguetá Futebol Ltda. – Série A1-Campeonato Paulista de 2007 / Campeonato Brasileiro Série B 2011

* Deixou a equipe com pontuação fora do risco de rebaixamento ao receber convite da S E Palmeiras para ser Gerente de Futebol Profissional.

 

 gremio barueri

Grêmio Prudente Futebol Ltda. – Série A1-Campeonato Paulista 2010/ Campeonato Brasileiro Série A 2010

* Sob o comando de Toninho Cecílio, o Grêmio Prudente chegou à inédita semifinal do Campeonato Paulista de 2010, terminando a competição na 3ª colocação, à frente de grandes clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Portuguesa. Ele obteve 87,5% dos pontos disputados no Campeonato Paulista de 2010.

* Ainda pelo Grêmio Prudente, manteve a equipe fora da zona do rebaixamento e teve o melhor aproveitamento dentre os técnicos que dirigiram a equipe no Campeonato Brasileiro de 2010 da Série A, mesmo tendo a mais baixa folha salarial da competição.. O percentual de aproveitamento dos pontos seria suficiente para terminar a competição fora do grupo dos quatro rebaixados.

* Saiu após 13 partidas ao aceitar convite do E.C.Vitória

 

 vitoria

E.C. Vitória – Campeonato Brasileiro Série A 2010/ Copa Sulamericana 2010

* Pelo Vitória, o aproveitamento de aproximadamente 43% foi o melhor do clube no Brasileirão de 2010 e correspondente ao 12º lugar ao fim da competição, o que garantiria uma vaga para a Copa Sulamericana).

* Sob seu comando a equipe não visitou a zona de rebaixamento. Foi demitido sem ter perdido sequer duas partidas consecutivas e sem ter sofrido qualquer derrota em Salvador.

 sao-caetano

A.D. São Caetano – Campeonato Brasileiro da Série B 2011/ Campeonato Paulista 2011

* No São Caetano, foi contratado para finalizar a Série B e montar a equipe para o Paulistão 2011.Comandou o time por 15 jogos na Série B de 2010 e teve aproveitamento de aproximadamente 45% dos pontos. No Campeonato Paulista 2011 foi demitido após duas rodadas iniciais sem sequer ter utilizado os atletas que havia pedido. A equipe terminou a competição em 9o lugar com um bom trabalho de Ademir Fonseca.

 americana

Americana Futebol Ltda. – Campeonato Paulista 2011

* No Paulistão 2011 levou a equipe até a última rodada com chances de classificação ao G-8.

* Pelo Americana, colaborou na montagem do elenco para disputa da Série B. foi demitido ao final do primeiro turno após permanecer por várias rodadas no G-4. Com orçamento muito abaixo de equipes como Vitória, Náutico, Sport, Portuguesa, Criciúma e Ponte Preta, entre outros, o clube chegou à última rodada com chances de classificação à Série A.

 

 avai

Avaí - Campeonato Brasileiro Série A 2011

* Assumiu na 19a rodada, com a equipe mergulhada na zona de rebaixamento e também foi o treinador com melhor aproveitamento no clube na competição.

* O Avaí, no período em que esteve sob seu comando, foi uma das quatro equipes que mais fizeram gols no Campeonato Brasileiro de 2011.

* Demitido a quatro rodadas do final.

 

 parana-clube

Paraná Clube - Campeonato Brasileiro Série B (2012)/ Campeonato Paranaense/ Copa do Brasil (2013)


* Assumiu o time ao término do mês de agosto de 2012, na época o Paraná estava próximo da zona de rebaixamento da Série B. Bons resultados nas rodadas finais garantiram a 10ª posição.

* De outubro de 2012 a fevereiro de 2013, o Paraná conseguiu a 2ª maior série invicta de uma equipe no Brasil, naquele período. Foram 13 jogos sem perder (este é o 2° maior período de invencibilidade da história do clube)

* Promoveu 15 jogadores das categorias de base para a disputa do campeonato paranaense e da Copa do Brasil.

* Durante os oito meses que treinou o Paraná, não perdeu nenhum clássico regional, tanto na Série B como no Paranaense.

* Venceu o Coritiba no Couto Pereira e quebrou um tabu de 17 anos.

* Em oito meses de trabalho, perdeu apenas duas partidas em Curitiba.

 guaratingueta

Guaratinguetá Futebol Clube - Campeonato Brasileiro Série B 2013

* Venceu quatro dos sete jogos disputados.

* Nos sete jogos em que dirigiu o Guará, obeteve um aproveitamento de 57% dos pontos. Apenas o Palmeiras, campeão com 69,3% de aproveitamento e a Chapecoense, vice com 63,2% superaram esta marca.

 

Comercial Futebol Clube - Campeonato Paulista (2014)

* Quebrou um jejum de 35 jogos do Comercial sem vencer fora de Ribeirão Preto.

 

 Resultado de imagem para criciuma

Criciúma Esporte Clube - Campeonato Brasileiro Série A (2014)

XV de Piracicaba-SP logo

Esporte Clube XV de Piracicaba - Campeonato Paulista (2015)

Em 2015, Toninho Cecílio assumiu o XV de Piracicaba na 7ª rodada do Campeonato Paulista, na 17ª posição. A campanha do time até o momento era uma vitória e cinco derrotas, aproveitamento de 16,7%.

Com Toninho Cecílio no comando, o XV de Piracicaba venceu 4 dos 9 jogos disputados na 1ª fase do campeonato, empatou outros 3 e foi derrotado em 2 oportunidades, um aproveitamento de 55,55%;

O aproveitamento do XV de Piracicaba com Toninho Cecílio foi superior ao do sexto colocado na classificação geral da primeira fase do Paulistão (53,3%);

Com Toninho Cecílio, a equipe terminou a primeira fase do campeonato na 13ª posição na classificação geral e se classificou para as quartas de final do Paulistão com a segunda melhor campanha de seu grupo;

Há 25 anos o XV de Piracicaba não se classificava para as fases decisivas do Campeonato Paulista.

abc

ABC Futebol Clube - Campeonato Brasileiro - Série B (2015)

mogi-mirim-01

Mogi Mirim E.C. - Campeonato Paulista A1 (2016)

 120px-Santo Andre escudo

E.C. Santo André - Campeonato Paulista A2 (2016) e início de 2017

* Campeão Paulista 2016 (A2)
* Acesso a série A1 do Campeonato Paulista 2017


 

Atividades complementares

Presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (1990 - 1993)

2° Seminário Indesp de Marketing Esportivo - Santos - 1996

I Simpósio de Marketing no Futebol Mundial - São Paulo - 1997

X Soccer Clinic - Curso Internacional de Treinadores de Futebol de São Paulo - 2001

Curso : "A contratação esportiva face ao novo regulamento da FIFA relativo ao estatuto e a transferência de jogadores " e "A transferência de atletas profissionais na legislação brasileira ".

Menezes & Lopes Advogados - 2002

Colaborador do site www.cidadedofutebol.com.br no campo "Sindicato e Associações".

2º Encontro dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de São Paulo - Maio 2016

Curso CBF licença A - Início em dezembro/2016 

Você está aqui: Home Biografia O Treinador